sábado, 28 de abril de 2012

Não Furtarás - Por Edson da Rosa


Tenho como objetivo nesse texto abordar um dos dez mandamentos dado por Deus a Moisés.

Segundo Paul Hoff: ¨ Há muitas maneiras de violar esse mandamento, tais como não pagar suficientemente ao empregado, não fazer o trabalho correspondente ao salário combinado, cobrar demasiado e descuidar da propriedade do dono. ¨

Antes que você pense, que os dez mandamentos era coisa da lei e hoje estamos na graça, quero lembrar que Toda a escritura é divinamente inspirada, e temos que buscar entender cada texto bíblico e aplicarmos, para que assim tenhamos o benefício da verdade.

Se compreendermos esse mandamento e aplicarmos, tenho por certo que poderíamos modificar a atitude que o mundo tem hoje. Se cada empresário entendesse que seu funcionário tem que receber aquilo que merece, conseguiríamos mudar a vida financeira de muitas famílias, tornando assim digno o trabalhador.

Olhando para a Bíblia podemos ver a importância desse tema por estar escritos na pedra pelo próprio Deus. Tenho consciência que esse mandamento não se refere só a esse sentido, mas esse é um sentido real nesse mandamento por isso hoje fazer uma reflexão dentro deste contexto especifico.

Ser injusto é natural do ser humano. por isso Deus nos dá esse mandamento: Não furtarás. Como é um mandamento temos como cristãos respeitar a Deus com a nossa submissão para que assim cumpramos as suas ordens.

Um grande exemplo deveria ser dado pela Igreja, que muitas vezes é comparada ao templo onde TODOS os levitas eram sustentados pelo dinheiro que entrava no templo. E quando faltava o mantimento para eles, o próprio Deus cobrava isso, Por quê? Por que todo o trabalhador é digno do seu salário e Deus não queria deixar o seu mandamento se  ser cumprido.

Trazendo isso para os nossos dias podemos ver grandes Igrejas onde as pessoas são pressionadas a trabalhar gratuitamente sem ter nenhuma remuneração e nem reconhecimento. O pior é dizer que ela terá sua recompensa no céu em forma de galardão. Como pode o Pastor receber o seu salário enquanto os outros trabalhadores trabalham gratuitamente? A resposta mais fácil seria o Pastor é digno e os outros não.

Parece-me que o mandamento está sendo quebrado. O obreiro que dedica algum tempo para a obra tem o direito de receber por aquilo que trabalhou. Essa história que eles estão fazendo por amor a obra só mostra que o Pastor tem que mostrar através do salário que ele é digno. Ainda mais. Tem igrejas que só remuneram Pastores e na sua hierarquia existem outros cargos como, por exemplo, Presbítero, esse só vai ser digno depois de uns vinte anos, pois só será remunerado quando for Pastor.

Isso em nada me parece diferente do mundo, que é injusto. E a Igreja que era para mostrar os propósitos de Deus esconde-se para não cumpri-lo. Esse pecado poderia ser conhecido como iniquidade, aquele pecado que você sabe que comete, mas não liga para isso.

Não é só o Pastor que é digno do seu salário, mas sim todos que trabalham para a Igreja, por isso depois veremos outros cargos que não são remunerados e que deveriam ser.

Ainda temos muito para falar sobre esse assunto, outra parte importante no culto é o grupo de louvor, que muitas vezes tocam instrumentos caríssimos e não recebem um centavo da Igreja. São cobrados, mas não são dignos de receber o seu salário.

Parece que essa palavra dignidade não está fazendo parte das Igrejas, escreverei mais sobre assunto em breve.    


2 comentários:

  1. Paz e Graça

    Foi citado no texto acima a passagem que está em (Lc 10.7) "E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário." e em (Mt. 10.10) "nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão, por que digno é o operário do seu alimento." e nenhum dos casos fala-se sobre remuneramento em moeda espécie, nestas passagens é falado sobre o compromisso de Deus em sustentar aquele que tem o chamado episcopal, se o Pastor é remunerado isso é devido a um acordo tácito da comunidade em remunerar tal Pastor, porém a comunidade não tem a obrigação de remunerar ninguém e sim cumprir seu papel de amor ao próximo, no texto acima dá a entender que todos que trabalham na "obra" deveria ser remunerado, no meu ver todo aquele que trabalha na obra e goza de uma perfeita saúde física e mental para o trabalho no secular não deveria ser remunerado, deveriam ser remunerados aqueles que realmente necessitam, os idosos, as viúvas etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo seu comentário, mas os textos que você citou eram antes da era da Igreja. Lembrando que Jesus era sustentado por ofertas feitas pelas mulheres. Se você notar o Apóstolo Paulo pede na Igreja ofertas para ajudar ¨a Igreja¨ de Jerusalém. Entendo o sua preocupação mas o texto é escrito em forma de reflexão e não de defesa, pois os pastores hoje ganham salários pelo trabalho na Igreja mas outras pessoas também trabalham e assim como elas tem direito.

      Excluir