terça-feira, 28 de agosto de 2012

Possessão Demoníaca. Por Edson da Rosa


Desde os tempos mais remotos sempre houve um conflito entre o bem e o mal. Ambos escolheram seus símbolos, suas atitudes, seus feitiços e principalmente suas crenças. O mal na verdade só aparece dependendo do lado que você está. A exemplo disso podemos dizer que para um cristão o mal é o diabo e seus demônios, para um adorador do diabo o mal são os cristãos, já para os palestinos o mal são os judeus, ou vice-versa, e assim vai se construindo a luta entre o bem e o mal.
 
O mal é sempre aquilo que está em acordo com o quê a nossa consciência crê que seja ruim, mas essa não é a melhor definição da maldade. Para o homem é difícil admitir que o mal não venha de fora, mas sim de dentro do próprio homem como nos diz a Bíblia Sagrada em Mateus 15:19 “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Bíblia, Mateus,15:19).
 
A maior dificuldade do homem é aceitar que o mal está dentro dele, para isso desenvolveu uma válvula de escape que é sempre culpar outros. Podemos ver isso claramente em qualquer pessoa quando apontada por fazer algo errado e logo coloca a culpa em outra pessoa, nunca admitindo a sua maldade. Isso foi e é muito comum na história, sempre que alguém cometia alguma coisa terrível era colocada uma terceira pessoa para que levasse a culpa. Um caso bem conhecido foi a história de Adão e Eva, quando confrontados pelo mau que tinham feito logo tentaram se livrar da culpa, o homem disse que havia sido a mulher, que em contrapartida disse que foi a serpente e todos os mentirosos foram punidos.
 
Desde os tempos no Éden, o homem tomou gosto pelo mal e começou a praticá-lo constantemente. Depois deste episódio, pudemos verificar por meio da Bíblia, o primeiro homicídio registrado Caim mata Abel e a maldade continua a tomar proporções gigantescas.
 
Tudo aquilo que é da natureza humana é mais fácil de ser aceita, por este motivo a mal é constante na vida das pessoas, e pode ser sutil, mas não deixa de ser maligno. O homem é cercado por atos maus durante todo seu dia-dia, e para ele a maldade passou a ser algo comum, sendo condenável só aquilo que fere a moral de uma sociedade e considerado um ato fora do normal. E aí se busca as respostas para entender e explicar o porquê que ele cometeu tão grande atrocidade. Assim, percebemos que o mal começa tomar uma forma diferente e muitas vezes incontrolável. Convivemos diariamente com histórias de pessoas que tem prazer em matar, estuprar, roubar, sequestrar ou simplesmente mentir.
 
Nessa nova forma de maldade volta uma antiga prática de encontrar alguma resposta para aquilo que não podemos entender, e começa o uso de crenças que muitas vezes remontam a muitos anos de acréscimos e fantasias. A prática do exorcismo, por exemplo, trata-se de uma crença muito utilizada para conter o problema do mal, além de trazer com ela outras crenças e fantasias, muita simbologia e um grande perigo para a sociedade.
 
O exorcismo por sua vez é uma prática usada há muitos anos, pela Igreja. O exorcismo é o ato de expulsar demônios de pessoas, casas e até animais. Essa prática sobrenatural tem uma aceitação muito grande pelas pessoas, pois muitos têm suas crenças no sobrenatural e por não encontrar uma resposta racional, acreditam que tudo é sobrenatural. Que essa prática existe é fato, mas porque é tão usada em nossos dias? Por que o ser humano não mudou em muitas coisas e tem suas crenças maiores que sua própria razão? O que mostra ainda como o homem é natural e que por sua natureza sempre prevalece a sua crença, crer no sobrenatural é mais fácil do que tentar encontrar respostas racionais. Mas, será que é possível racionalizar tudo? Será possível acreditar que esses demônios podem possuir uma pessoa e levá-la a praticar o mal sem ter consciência do que está fazendo?
 
Para buscar respostas sobre estas perguntas, teremos que entender quem são esses seres que tanto faz mal para o ser humano. Será que eles existem? Esses seres sobrenaturais que nos cercam e nos deixam muitas vezes sem explicações para algumas atitudes, e que fascinam a grande parte da humanidade, levando muitas pessoas a terem um temor maior pelo diabo do que pelo o próprio Deus. Quem são os demônios? Será o próximo passo a entrar nesse mundo de questionamentos que perturbam a uma grande parte da população.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário