sexta-feira, 6 de abril de 2012

A esfera emocional no relacionamento sexual.


Assim como a necessidade física, um relacionamento tem a parte emocional. Já vimos o quanto é importante o sexo para o relacionamento de um casal. A esfera física no contexto do relacionamento conjugal é muito importante, porém não podemos menosprezar a parte emocional.

¨Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. ¨ 1PEDRO 3.7.

O versículo acima pode até parecer uma visão machista, mas discordo que a Bíblia tenha essa visão, o que vejo no decorrer das Escrituras é uma responsabilidade do homem para suprir a sua esposa na fraqueza. A palavra grega para fraqueza quer dizer uma ausência de força, e abrange a gama total da incapacidade física, emocional, social e até espiritual.

Tendo como regra que a Bíblia sempre me ensina a verdade, gostaria de trabalhar em cima dos significados dessa palavra:


Fraquesa Física: Essa é a mais aceita, muitas mulheres aceitam ser fisicamente mais fracas do que os homens e isso não trás nenhum problema para que as mulheres assumam. Quando vemos hoje as mulheres fazendo trabalhos que eram genuinamente masculinos podemos ver como a ciência tem evoluído. Exemplo: Dirigir um caminhão, há anos atrás era necessária muita força, hoje com a tecnologia isso é bem tranquilo.

      Fraqueza social: Anos atrás isso seria evidente, mas nos dias atuais as mulheres tem alcançado um padrão social quase igual aos dos homens. Explico por que quase igual. Hoje a sociedade teve algumas mudanças, mas ainda a figura do homem continua exercendo o papel primário, e isso comprova que a Bíblia tem razão.


Fraqueza emocional: Esse era o ponto em que eu queria chegar, a mulher é constituída e movida quase que em sua totalidade por suas emoções, isso não é regra, mas sempre no final de tudo o emocional das mulheres acaba falando mais alto. Mais uma vez a Bíblia está com a razão.

Comprovando que tenho bases suficientes para ter a Bíblia como parâmetro para o que vou escrever, tenho a certeza que pode parecer antiquado, mas é o meio mais eficiente para encontrar uma harmonia entre o casal.

Muitas vezes tenho visto homens que por tratarem as mulheres como iguais tem deixado de lado a suas obrigações como marido que é de ter cuidado especial com suas esposas. Quando compreendemos que a Bíblia nos ensina tudo fica melhor. Os homens exigem de suas mulheres aquilo que eles mesmos não fazem, quando eles não se preocupam com a sua mulher eles deixam de cumprir com suas obrigações.
A mulher precisa de muita atenção, e precisa ser tratada com muito carinho para que assim possa ter a certeza que é amada. O homem tem que ser o protetor e defender sua mulher de todos os perigos, até mesmo os espirituais. Como um homem que não protege sua mulher e não lhe dá atenção pode saber como respeita-la também emocionalmente?

O simples fato de não traí-la e sustentar a casa não demonstra que está cumprindo o seu papel. Tratar a mulher com carinho e palavras bonitas é muito mais eficiente do que o trata-la só com coisas materiais.
Sabemos que o bom é que seja tudo completo, mas para alguns a aparência já vale. Homens que se acham superiores que e não entendem a sua mulher estão colocando em risco a sua vida e a da sua esposa, pois quando ela encontrar alguém que a trate com respeito, com carinho, e valorizando as qualidades que ele nunca viu antes, corre um grande risco de ser traído. Trazendo para si um grande problema.

O lado emocional na relação sexual é primordial, contrário ao homem à mulher se envolve muito mais emocionalmente do que fisicamente. Às vezes o ato não foi tão bom mais o contexto de como chegou até ali já está gravado no coração da mulher.

Um presente, um elogio, algo diferente, uma música, uma lembrança, tudo isso faz parte para se ter uma boa noite de intimidades. Contrário dos homens é ensinado para as mulheres que esse momento tem que ter sentimento, e isso cabe ao homem despertar na consciência emocional da mulher aquele momento que ela esperava. Isso vai ter um fruto tanto emocional quanto físico trazendo assim um prazer completo para a relação.

Se alguém despreza o lado emocional de seu parceiro, ele se assemelha mais a um ser estranho do que a um ser humano, é movido por instinto e não pela razão que te faz ver a importância dos sentimentos. O homem é um ser sentimental e para isso precisa entender e compartilhar seus sentimentos.

Até mais.


Um comentário:

  1. Edson, obrigado por compartilhar um posicionamento bíblico cristão sobre um tema tão importante e pouco abordado como o da sexualidade.
    Este texto em particular me faz lembrar de uma frase do Pastor Josué Gonsalves: "O homem deve liderar com autoridade e amar com profundidade". Seu texto trata sustamente disso, uma liderança regida em amor e cuidado. Parabéns!

    ResponderExcluir