quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

12 de janeiro de 2012.

Continuo lendo o livro de história e hoje foi como sempre muito interessante, falando nisso existe coisas que mesmo depois de muitos anos de estudo passa desapercebido. Assistindo um programa na rede Bandeirantes chamado Canal Livre que falava sobre Jesus, um teólogo que estava lá falou um coisa simples porém para mim foi uma coisa muito importante.

Ele trouxe o fato de quê as cartas Paulinas foram escritas antes dos Evangelhos, parece incrível mais nunca tinha parado para pensar nisso, sai correndo e fui buscar meus livros e estava lá, bem grande e eu nunca  tinha prestado atenção. Provavelmente nenhum dos evangelhos foi escrito antes das cartas, digo provavelmente pois à  pessoas que defende que o evangelho de Marcos teria sido usado como base para os outros e assim seria mais antigo. Esta teoria eu já levei a discussão outra que não deixou dúvida que segundo a tradição o primeiro evangelho escrito seria o de Mateus.

Mas o quê eu quero trazer para reflexão é o primeiro ponto, todas as vezes que é utilizada a palavra EVANGELHO no novo testamento nunca está relacionada com os 4 livros que levam estes nomes, Evangelho que significa boas novas sempre está ligado a vinda do Messias, a sua morte e a sua ressurreição.
Para mim foi interessante pois as cartas Paulinas tomaram um papel principal para os meus estudos, sei que toda escritura tem a mesma importância mas saber que Paulo viu todas as verdades cristãs baseado nas escrituras do Antigo Testamento, mostra toda a inspiração de Deus na sua vida.

Também vemos Paulo recebendo direto do Senhor instruções, exemplo as instruções para a santa ceia. E também através   das suas missões, segundo o livro de história a Igreja Cristã teve um crescimento muito grande durante os três primeiros séculos e nunca precisou da ajuda de nenhum Império e isso só mostra o grande poder de Deus que deu o crescimento e conduziu sua Igreja durante toda a história.

Como é bom saber que Deus está no controle de tudo, ontem, hoje e eternamente.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário