sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia 6 de janeiro.

Comecei o dia lendo o livro sobre o Império Romano e tirei algumas coisas que posso usar na minha aula de grego. Existiu algumas correntes filosóficas no império que me chamou atenção. Descobri que os imperadores e até a cultura romana foi muito influenciada pelo Estoicismo e pelo Epicurismo. Desde deste momento corri atrás para entender essas correntes, ainda estou me informando mais sobre essas correntes por isso não vou escrever nada agora.

Mas afinal o que isso tem haver com a língua grega? Com a língua grega nada, mas com a tradução dos textos bíblico sim. Quando foi escrito os livros do Novo Testamento o império que dominava era o romano. Um dos maiores escritores foi Paulo, que criado em Tarso e com certeza teve influencias romanas na sua  formação. Até pelos seus escritos podemos diferenciar Paulo de qualquer outro escritor. Sabendo disso temos que analisar as influencias do pensamento estóico sobre os escritos de Paulo e isso leva  muito tempo.

Paulo com certeza foi inspirado pelo Espírito Santo para escrever suas cartas, mas assim como Moisés utilizou de leis que já existiam para o seus livros, Paulo pode utilizar do seu conhecimento para expressar aquilo que Deus queria.

Isso é só mais um passo para se chegar a um estudo mais profundo das Escrituras, quanto a língua grega é difícil gravar o significado de cada palavra que leio, agora vou escrever por toda a minha casa letreiros para ver se memorizo o máximo possível de palavras.

Que Deus me ajude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário