domingo, 15 de janeiro de 2012

Dia 14 de janeiro 2012

A paz do Senhor. Eu li tanto nesse dia que não consegui escrever no diário, por isso acordei no domingo as 6h da manhã para escrever. Fazem 8 anos que Jesus me chamou, e desde aquele momento não consegui parar de estudar. Tenho dividido meu dia em 6h para dormir, 6h trabalho para pagar as contas, 4 h dou atenção a minha família, 8h por dia eu estudo as Escrituras Sagradas e tudo que cerca o mundo da Teologia.


São raros os momentos que não estou falando sobre Teologia, e isso não é por que sou professor, mas, sim por que amo aquilo que faço. Neste sábado eu tive que ler mais pois, faltam poucos dias para eu voltar a dar aula, e tenho que me dedicar somente ao grego. No livro que estou tentando terminar e que é bem grande, passei por um momento bem interessante da história do Império Romano, a grande briga dos Arianos e Ortodoxos, essa briga foi feia. No concílio de Nicéia teve uma grande vitória para Ortodoxia, mas pelo que parece ficou só no papel.


No Concílio de Nicéia o ponto principal foi discutir a natureza de Cristo, para simplificar era: Cristo é Deus ou UM DEUS?
Para os Ortodoxos Cristo é Deus, para os Arianos cristo é um Deus, assim sendo eles não aceitam a doutrina da trindade. Vamos ver uma definição para arianismo:
 ¨arianismo foi uma visão Cristológica sustentada pelos seguidores de Arius, bispo de Alexandria nos primeiros tempos da Igreja primitiva, que negava a existência da consubstancialidade entre Jesus e Deus, que os igualasse, fazendo do Cristo pré-existente uma criatura, embora a primeira e mais excelsa de todas, que encarnara em Jesus de Nazaré. Jesus então, seria subordinado a Deus, e não o próprio Deus. Segundo Ário só existe um Deus e Jesus é seu filho e não o próprio. Ao mesmo tempo afirmava que Deus seria um grande eterno mistério, oculto em si mesmo, e que nenhuma criatura conseguiria revelá-lo, visto que Ele não pode revelar a si mesmo. Com esta linha de pensamento, o historiador H. M. Gwatkin afirmou, na obra "The Arian Controversy": "O Deus de Ário é um Deus desconhecido, cujo ser se acha oculto em eterno mistério"


Como podemos ver o arianismo predominou por muito tempo no Catolicismo Romano, o que causaria muitos erros no futuro. A Pergunta é?


Existe alguma religião hoje que defende o arianismo?


Eu conheço algumas e vocês? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário